quarta-feira, 10 de junho de 2009

Intolerância

As ditaduras de direita, assim como as de esquerda ( URSS, Cuba) tem como caracteristica essencial não aceitar imprensa livre, só imprensa a favor, oficialesca, ou disfarçada.
De todos os crimes políticos um dos que me causa mais horror é aquele em que o "estado" é usado contra o cidadão e o exemplo tipico é o escandaloso, abominável caso em que o ex-Ministro e frequentador de casas suspeitas em Brasília, Palloci, mandou violar o sigilo bancário do caseiro que o havia denunciado. Isso é imperdoavel...

Desde o início da era petista várias foram as tentativas de cercear a imprensa. O PT já acusou a imprensa de partido golpista ( e o PT não teria chegado onde chegou sem a imprensa "golpista"), tentou criar a ANCINAV para regular a produção nacional e por aí vai. Lida, como ensinava o falecido ACM, com "a bolsa em uma mão e o chicote na outra".

A Petrobrás é uma estatal pública. Como qualquer outra pode e deve ser fiscalizada sempre: no governo passado, no atual e no futuro. Ações da PF, do TC, do MP, tem mostrado uma série de irregularidades em seu funcionamento, portanto, nada demais que o Congresso fiscalize uma empresa de sua importância. Tentar impedir isto, com tanta força, é mostrar temor em excesso, que não fica bem à reputação de administradores. Nelson Rodrigues costumava dizer que o "patriotismo era o último refúgio do canalha". Apelar ao patriotismo é apenas tentar manipular, vergonhosamente, o orgulho brasileiro.

Tudo isto é para chegar na postura, ainda que legal, deselegante, ameaçadora e cerceadora, da Petrobrás, com a imprensa, publicando em um blog, criado às pressas, as perguntas de jornalistas antes de veiculadas em seus jornais...O poder do estado contra o cidadão..

Como já dizia minha vó: quem não deve, não teme...

Um comentário:

  1. Meu caro,
    Ler este seu post suscitou em mim, ou melhor ainda, aumentaram minhas dúvidas a respeito do que se passa realmente em sua cabeça, quero dizer que, não sei se você acompanha de perto o que realmente acontece no meio político, ou então, conhece mesmo os fatos, mas tem uma visão diferente da minha em relação ao que vem acontecendo na política brasileira nos últimos anos. Gostaria de sugerir que você leia um post super interessante do jornalista baiano Leandro Fortes sobre este tema. Seu blog é www.brasiliaeuvi.zip.net
    A propósito: "O poder do estado contra o cidadão" (?) não é meio prosaica esta sua frase, não ???

    ResponderExcluir